sábado, 11 de setembro de 2010

Entenda

Não tenho um tema exatamente interessante para discutir hoje.
Eu poderia falar sobre eleições, religião, futebol, o próximo BBB. Não, na verdade falar sobre BBB seria mais perda de tempo ainda. O fato é que eu apenas quero falar, e sinceramente não ligo se alguém vai realmente se importar de ler isso até o final. É apenas um desabafo, então pode ser meio cruel.
No meio de todas as situações eu perguntei (pra ninguém em especial) "por que? por que essas coisas acontecem?" Eu estava questionando a vida não apenas com a minha crítica racional, mas com todos os elementos, até mesmo abstratos. E isso me levou a questões tão profundas e sem respostas que eu preferi limitar minha mente apenas ao essencial. E isso foi pior ainda. Foi pior porque eu percebi que estava fazendo exatamente o que o resto da humanidade faz.
Ignorar o problema que está bem diante de mim não o resolve; não ver não significa que não existe. Ele continua lá, esperando a próxima oportunidade de aparecer. Ou então nós simplesmente nos acostumamos com sua presença incômoda, e fazemos dele nosso problema de estimação. Pensamos nele o dia todo, trabalhamos, estudamos, dormimos e acordamos ao seu lado. Quando pensamos que o resolvemos e que estamos livres...ele volta. Ou então aparece um novo. Então eu pergunto "POR QUE?".
Realmente eu quero saber por que os problemas voltam, e por que surgem novos pra substituir os que se foram. Quero saber por que a droga da Lei de Murphy existe e insiste em se provar real.
Enfim, acho que essas são as respostas que todos querem. E se todos tivessem a resposta o mundo seria infinitamente diferente. Tente imaginar um mundo sem problemas.
Não haveria guerra, fome, homicídios. Agora, pense mais perto da sua realidade.
Seu emprego seria o melhor do mundo, a faculdade não teria provas nem matérias chatas, você teria a quantidade de dinheiro dos seus sonhos, viajaria para onde quisesse nas férias, teria a família perfeita...
Enfim, não sei qual é a sua ideia de uma vida ideal, mas ela seria alcançada com as respostas para as perguntas acima. Aí pensamos " mas não existe resposta para essas perguntas, seu idiota". Errado.
A vida não é uma equação matemática, exata e lógica. Mas sim cheia de desvios, pessoas que desequilibram, acontecimentos inesperados, sentimentos descontrolados... Então, a resposta está uma citação bem conhecida, mas muitas vezes ignorada em sua essência:

"As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas. Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos."    (Clarice Lispector)

Esse é o segredo.
Ser feliz não é ter uma vida sem perdas e frustrações. É ser alegre mesmo que venha a chorar, sonhar mesmo se tiver pesadelos, transformar erros em lições de vida.
Uma vez eu aprendi que quando uma coisa ruim nos acontece nós temos 90 segundos para que o nosso corpo corresponda a isso. 90 segundos até a nosso cérebro assimilar o que aconteceu e mandar estímulos para o resto do corpo e fazer o coração bater mais rápido, a pressão sanguínea subir, os hormônios serem liberados em grande quantidade e o medo, ansiedade e adrenalina dominarem nosso ser.
Se mudarmos nossa linha de pensamentos no primeiro minuto e meio em que o problema se apresenta, impedimos nosso corpo de "perceber" que algo ruim aconteceu.
É uma atitude simples muito melhor do que mandar todo mundo ao redor pra p%$#@ que pariu, melhor do que responder o chefe, melhor do que se vingar de quem te sacaneou, melhor do que chorar e se conformar. Melhor do que explodir e quebrar tudo ao seu redor e magoar as pessoas  amadas com palavras proferidas com raiva. Atitudes impensadas tem consequências duradouras.
Enfim, nem era sobre isso o que eu estava falando. O que eu quero dizer é: reclamar não resolve, falar mal do outro não te faz melhor, brigar a toa não te faz mais forte, xingar não te faz mais f***.
Pegue as coisas boas e leve com você; que as ruins sirvam de lição. Aprenda a olhar a vida de outro jeito, experimente algumas mudanças. Faça das suas oportunidades as melhores do mundo, não perca tempo com coisas banais.

Se dê 90 segundos.

3 comentários:

  1. Caraaaaaaaca
    é verdade! voce falou tudo agora.
    é um post pra se pensar mesmo, e dá pra aprender umas coisas tambem... manero

    ResponderExcluir
  2. Oláa, Cosabella!
    Primeiramente obriga por sem querer ler meus posts e principalmente ver sinceridade neles pq realmente é oq tento passar rsrs
    Gostei muito desse post também...
    Acho que se não tivéssemos problemas a vida nem seria tão boa assim, não seria essa perfeição que todos almejam! Não teria motivos para se lutar, para se ultrapassar barreiras, para buscar o melhor! Problemas, por mais distintos que sejam, devem sim ser superados e não tratados como um souvenir! Problemas, de certa forma, se forem enfrentados, nos motivam a querer mudar, querer crescer!
    E é isso aí!
    Vou me dar 90 segundos! ;D rsrs

    Beijos
    Vou te seguir...

    ResponderExcluir
  3. Cosabella,
    parabéns pelo seu blog. Contine a escrever e a participar deste maravilhoso universo das palavras. Deixo meu recado:
    "Compartilhe sonhos e esperanças, / Olhe para as necessidades alheias / Note que você não está sozinho, neste mundo. / Traga contigo conceitos relevantes / Ignore insultos e ofensas. / Goze a vida da maneira mais bela. / Oportunidades aparecerão todos os dias!"

    ResponderExcluir