quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Apesar de

"... uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente.[...]"   (Clarice Lispector)

Há fases na vida em que tudo é difícil. Serio.
É difícil acordar e encarar a cidade, trabalhar, estudar...enfim. Há fases em que viver é difícil.
E aí ficamos meio sem chão, como quando andamos em cima do meio fio, e concentramos toda a nossa força em apenas nos manter de pé. É, essas fases são difíceis, e parecem durar uma eternidade.

Pequenas tarefas se tornam completos absurdos e desafios de verdade ficam totalmente fora de cogitação. Dizem que são nessas horas que nós descobrimos o que há de melhor e de pior em nós. Nas horas de cansaço, decepção, quando não se sabe mais o que fazer e nem pra onde ir...bem, nós temos que continuar vivendo. O mundo não para porque não estamos bem, as coisas não existem simplesmente porque queremos. Mesmo que nosso próprio mundo tenha desmoronado diante dos nossos olhos, ainda assim as lojas vão abrir, as pessoas vão trabalhar, escolas vão funcionar, pessoas vão nascer outras vão morrer. As coisas são assim, gostemos ou não.

A questão é: como seguir em frente e de onde tirar força para isso?
Não adianta olhar pra trás e querer voltar onde você errou pra fazer tudo diferente. Uma pessoa mais inteligente do que eu uma vez me disse que "se pudéssemos voltar atrás nunca aprenderíamos a seguir em frente". E isso é tão verdade! Nós vivemos dias após dia sem saber viver, até que um dia perdemos o equilíbrio e caímos do meio fio. É então, quando não sabemos mais o que fazer que aprendemos, na prática, a viver apesar de. E isso não é uma coisa que gostamos de aprender.

Não é fácil, e as vezes parece que não vai dar, que não é possível aguentar...o segredo é insistir em continuar, é dar um tiro no escuro e aprender a confiar. Talvez signifique fazer algumas coisas assustadoras.
Não gosto de falar de mim, mas nesse caso vou abrir uma excessão. [Pausa dramática]

"Comigo foi assim. Na verdade, a parte de tomar a decisão foi fácil, encarar as consequências é que foi incrivelmente difícil. Pensei em voltar atrás e me questionei sobre por quê eu estava fazendo aquilo. Então eu pensei "eu nunca vou saber se não tentar". Bem...eu fui em frente. No primeiro momento eu quis correr pra longe daquele lugar, daquelas pessoas. Pensei "ok, eu já cheguei até aqui, sei como a história termina, vou embora". Mal sabia que a noite estava só começando.
O desconhecido reserva várias surpresas, e cada uma delas vale a pena. Mas sempre há mais a descobrir, e eu estou disposta  a correr o risco, enfrentar o desconhecido mais uma vez. Porque agora eu sei, por experiência própria, que vale a pena viver apesar de. "

Quando insistimos em seguir em frente e a superar adversidades encontramos dentro de nós características que nem sabíamos que tínhamos. Encontramos o que há de melhor dentro de cada um.
E mesmo que o resto do mundo não veja isso porque está ocupado demais girando e mantendo tudo no lugar, nós vemos, nós sabemos. E essa é a parte que importa.

Nunca se sabe o que o mundo reserva na próxima volta, e nós devemos estar preparados pra enfrentar o que for e quando vier. Afinal, "muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente."





7 comentários:

  1. Desculpa pela demora em vir ver o seu post...

    Menina, que texto inspirador!! Sério mesmo!! Salvei ele no meu PC pra eu ler quando a depressão bater, e ver que vale a pena viver APESAR DE.

    Parabéns mesmo!!!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Nossa, realmente as vezes é o APESAR DE que nos impulsiona. Escolheste muito bem o tema desse post e confesso que me vi ai, nas tuas palavras. Quantos de nós não vivem nessa linha do apesar, não é mesmo? Apesar de sofrerem, terem problemas, de estarem desempregados, doentes, enfim, uma série de fatores, eles continuam porque a vida não para (e muito menos o tempo, como já alertava o saudoso Cazuza). Adorei o post, de coração e ele me veio no momento certo.
    Voltarei mais vezes.
    Ah, e é libriana né? Mais um ponto positivo pra ti! rsrss

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Belo blog, visitando e seguindo e comentando sempre aki!

    Visite o meu e segue la tb!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. gostei daqui e estou seguindo , seus textos são maravilhosos .. beijos flor

    ResponderExcluir
  5. Caceta, que maneiro. Tu falou desse tipo de experiência de uma maneira simples mas que talvez eu nunca tivesse ouvido antes.
    "Mesmo que nosso próprio mundo tenha desmoronado diante dos nossos olhos, ainda assim as lojas vão abrir..." - Putz, maneiraço!

    Ahh, indiquei o teu blog pra o tal do Selo Dardos, lá no meu blog. Ainda não tinha visitado teu blog, mas outras horas eu volto aqui. auehaeuhea
    Dá uma olhada lá, no último post, que vc vai entender melhor!
    Bjos!

    http://lhamasdepijamas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Entre la no meu blog e faça a votaçao!
    Vamos debater o assunto da invasao do rio de janeiro no alemao!
    Aguardo sua votaçao

    ResponderExcluir
  7. Verdade flor, tem dias que é dificil até encarar a cidade.
    Mas apesar de... continuamos, criamos uma força que creio que só Deus nos da pra poder ir em itas frente.
    #força!
    te desejo paz amor e saude, que esse ano que se iniciara seja um anno de muitas conquistas.
    beeeijos

    ResponderExcluir