sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Promessas

Não me prometa nada, jamais.
Eu não gosto de promessas porque na maioria das vezes que alguém diz "eu prometo", essa pessoa está apenas tentando passar  pra outra uma confiança que ela também não tem.  Ela quer acreditar naquilo tanto quanto o outro. Acontece que chega um tempo em nossas vidas em que finalmente percebemos que aquelas palavras ditas e que tinham tanta importância e significado, nas quais muitas vezes apoiamos nossos sonhos, esperanças e planos...bem, elas eram apenas isso: palavras.
O que realmente importa é o que fazemos com os nossos próprios desejos.
"E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido." (Dalai Lama)

Isso é serio. Quando nos envolvemos com essa coisa de "promessa", e esperar sempre pelo dia de amanhã, nós acabamos vivendo como se nunca fossemos morrer! Tudo fica pro dia seguinte, pra semana seguinte, mês, ano... e assim nós vamos adiando aquele passeio com os amigos, o fim de semana na praia, a visita àquela pessoa que mora longe, o curso que queremos fazer, a viagem dos sonhos, um pedido de desculpa, uma declaração de amor... Como se nós tivéssemos todo tempo do mundo pra isso. E não temos.
Na verdade, nunca se sabe quanto tempo tem. Qualquer oportunidade pode ser a última.
Não quero ser a pessimista, só quero que você abra os olhos e perceba que o tempo está passando, e ele não espera ninguém. É serio. O tempo não nos promete nada. Nós é que fazemos promessas confiando no tempo. Grande erro.
Mas também você não precisa fazer loucuras como se o mundo fosse acabar a qualquer momento. Apenas viva, não deixe passar oportunidades, não seja espectador da sua própria vida, faça parte dela!

Principalmente: viva sua própria vida.

As vezes nós colocamos a culpa em outras pessoas - principalmente as que mais amamos - por não termos alcançado nossos objetivos, e agimos como crianças diante delas dizendo "mas você prometeu..."
Ok, prometeu. Mas e aí?
Simples: dane-se. Agora corra em direção ao seu sonho sem olhar pra trás, nem para os lados. Não se esqueça e vá na onda do "o que passou passou". Não! O seu passado é parte de quem você é hoje.
É aquilo que eu sempre digo: guarde as coisas boas na lembrança, e que as ruins sirvam de lição.

Quanto as pessoas...bem, vamos deixar que elas façam o mesmo.

6 comentários:

  1. Caceta, perfeito.

    As pessoas querem atribuir um valor imensurável às palavras, quando elas não passam de palavras. Não significam nada, ou quase nada.
    Sendo que o que fazemos e vivemos é o mais importante e mostra de verdade quem nós somos e o que pode realmente vir a acontecer. O que seria o suposto objetivo das promessas.

    Muito introspectivo esse tema.
    Muito bom! xDDD

    Parabééns, aee!

    ResponderExcluir
  2. Volteei aqui.
    Caraca, voce sempre surpreende.
    "nunca se sabe quanto tempo tem" a gente tem que viver nossa propria vida independente das promessas dos outros. isso aí!

    ResponderExcluir
  3. Incrivel!
    Amei sua escrita...
    sempre estarei por aqui....

    ResponderExcluir
  4. tipo qnd olhei o post me deu preguiça pq era grnade e tava com um cadim de pressa! mas veeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei... comecei e nao conseguir parar antes do fim! HAUhauh
    VC ESCREVE MUIITO BEM!
    a verdade foi dita, chega um pouco de promessas de dias melhores de coisas melhores pra fazer no dia de amanha! pq nao fazer agora?! pq nao agir agora?! pq nao VIVER AGORA!
    pra morrer basta estar vivo! o tempo nao espera ngm!
    beiijos e to te seguindo!
    obrigado pela visita la no deu na telha!

    ResponderExcluir
  5. Cosabella, muito obrigado pelo seu comentário no meu blog. É importante saber que existem pessoas como vc, que conseguem estabelecer uma relação fria com o Marketing, e não uma utópica ilusão. Saudações!
    A Poesia Que Me Cala

    ResponderExcluir
  6. Oi... tudo bom?
    Muuito bom o seu blog, suas idéias, seu bom gosto e sensibilidade. Parabéns pelo trabalho.
    Estou te seguindo.
    Beijos no coração,
    EDU (http://edurjedu.blogspot.com)

    ResponderExcluir